Na vivência católica, celebramos e vivemos o Evangelho por meio do Ano Litúrgico. Esse período é dividido em tempos litúrgicos, que duram semanas ou meses e são representados por diferentes cores, nos quais somos convidados a refletir sobre os acontecimentos nos apresentados no Evangelho.
Vivemos o Ciclo da Páscoa e o Ciclo do Natal, a Quaresma e o Advento inseridas nesses períodos, e Corpus Christi. Durante o tempo remanescente, vivemos o Tempo Comum!
Marcado pelo uso da cor verde, que simboliza a esperança, o Tempo Comum é o período sem grandes acontecimentos, no qual somos convidados a verdadeiramente acolher a Palavra de Deus, que se mostra na simplicidade, presente em nossas vidas cotidianas.
É dividido em duas partes, a primeira delas acontece entre o tempo de Natal e o início da Quaresma, marcada pela escuta do Evangelho e o anúncio do Reino de Deus feito por Jesus em Sua vida pública. Na segunda parte, que acontece entre a Páscoa e o Advento, é o momento de colocar em prática essa vivência do Reino.
Durante o Tempo Comum, são muitas as Festas e Solenidades que celebramos. Contemplando diversas memórias litúrgicas, nós somos chamados a nos recordarmos sobre a vida de diversos santos que viveram na prática os ensinamentos de Jesus.
É o momento de unir aquilo que é cotidiano em nossas vidas com a vida de Jesus. Verdadeiramente vivendo a fé em Cristo nas pequenas coisas, seguindo Seu exemplo de santidade e enxergando a ação de Deus em todas as dimensões de nossas vidas, como família e trabalho.
Que possamos, então, viver o Tempo Comum de maneira genuína, sem subestimá-lo. Reconhecendo a Palavra do Senhor que nos alcança e nos converte e a presença de Jesus e Sua Mensagem em nossas vidas cotidianas.