Cátedra de São Pedro e a importância da autoridade papal

Hoje somos convidados a nos alegrar pela Celebração da Cátedra de São Pedro. A festa nos ensina sobre a importância da Cadeira ocupada pelos sucessores de São Pedro. 

 

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19).

 

Através dessa passagem e dessas palavras, Jesus coloca em Pedro, e em seus sucessores, a autoridade e responsabilidade de sua Igreja. Quando um Papa assume a cadeira de Pedro, significa que um servo de Deus foi escolhido para estar à frente de toda a Igreja, com toda a autoridade derramada por Deus. 

 

Além disso, comemorar a “Cadeira” da Igreja é reconhecer que, mesmo em meio a inúmeras dificuldades e tribulações, as investidas do inferno nunca prevalecerão contra a Igreja, pois Cristo a fundou e a confiou a Pedro e aos seus sucessores. 

 

Enquanto houver, à frente da Santa Igreja, um Papa decidido a transmitir Jesus e se apoiar em Sua Palavra, fazendo possível que o homem se comunique com Deus, tudo aquilo que ousar ir contra a Igreja, conhecerá o fracasso. 

 

É de extrema importância que reconheçamos o quão necessário é ter um líder, enviado e preparado por Deus, para guiar e pastorear suas pequenas ovelhas. Esse é o objetivo da festa e celebração de hoje, reconhecer e honrar essa tradição, que vem por gerações acompanhando nossa fé. 

 

Por mais que, aos nossos olhos humanos, vejamos tantas falhas e façamos tantas criticas, a Igreja conta com o legado de São Pedro e, principalmente, com a proteção de nosso Deus, Rei do mundo. 

 

Pai, Lhe agradecemos por todos os líderes que o Senhor nos deu até hoje e pedimos suas bênçãos sobre o nosso pastor atual, Papa Francisco, para que ele sempre escute a tua palavra e cuide com carinho e sabedoria de todos os fiéis.