Por que 7 Sacramentos?

Se você possui uma fé ativa no catolicismo, com total certeza já ouviu falar dos sacramentos. Sobre o quanto eles são importantes, e o diferencial de nossa fé. Mas, pensando sobre, o que é em essência é um sacramento? Um trecho do Concílio Vaticano II esclarece para nós, sua definição e seu valor: 

 

“Os Sacramentos tem por fim santificar os homens, edificar o Corpo de Cristo, enfim, prestar culto a Deus; porém, a título de sinais, tem igualmente um papel de ensino. Não somente supõe a fé, como também, pelas palavras e pelas coisas, eles a alimentam, fortificam e exprimem; é por isso que se denominam Sacramentos da fé” (SC 59).

 

Portanto, os sacramentos ditam a prática de nossa fé. Sem eles, ficamos apenas nas ideias e deixamos de lado a parte da ação do catolicismo. E sem ação, somos uma igreja morta. Por isso, Cristo nos deixou os sacramentos, para que eles nos guiem em cada etapa, época e situação de nossa caminhada. 

 

“A eficácia dos sacramentos deriva do próprio Cristo, que atua neles, ‘no entanto, os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe’ (Catecismo, 1128): quanto melhores forem as disposições de fé que possua, conversão do coração e adesão à vontade de Deus, mais abundantes são nos efeitos da graça que recebe” (Catecismo, 1098).

 

Com isso, surge a dúvida: se o intuito dos sacramentos é conceder uma graça santificante, porque Cristo não nos concedeu apenas um? Por que precisaram ser 7 sacramentos? 

 

Na Bíblia, o número 7 aparece diversas vezes. Esse número tem uma grande importância e simbolismo para a nossa fé. Como por exemplo, o Cerco de Jericó, foram sete dias. Entre tantos outros momentos. Portanto, o número sete representa a perfeição, a completude. 

 

Visto isso, o objetivo de 7 sacramentos é, nos encaminhar com completude, para a perfeição de uma vida santa, junto do Senhor, que é a perfeita por essência. E os 7 sacramentos são: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio. 

 

Reconheçamos hoje a prática de nossa fé, através do presente que são os sacramentos em nossas vidas.