Uma vida suscitada pelo Espírito Santo

 

“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1, 8)

 

O mês de abril é o mês de devoção ao Espírito Santo, segundo a tradição de nossa Santa Igreja. É impossível dizer sobre uma caminhada no catolicismo sem citarmos o Santo Espírito. Como herança, Jesus nos deixou a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Aquele que nos Santifica, e o que habita em nós, a cada respirar nosso. 

 

Zelando por cada um de nós, Jesus não quis nos deixar desamparados depois de subir ao Reino de Deus. Por isso, nos presenteou com o Santo Espírito, que dá discernimento, para compreender e seguir as vontades de nosso Pai. 

 

Com o Santo Espírito, somos capazes de ir além de nossa humanidade, porque é Deus que habita em nós e nos guia. E para receber o Espírito é simples! Precisamos apenas pedir pela presença dEle. 

 

“Se vós que sois maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem” (Lc 11,13).

 

Deus, em Sua infinita bondade, nos concede todos os modos para alcançarmos a santidade, pois essa é a Sua vontade. E como dito, a santidade só é possível pelo Santificador. 

 

Nossa alma necessita e anseia por uma vida repleta do sopro do Espírito. E, quando aceitamos essa realidade, entendemos a importância da renúncia e do sacrifício de nossas vontades. Requer imensa maturidade e perseverança para compreender que, tudo o que o Espírito nos suscita, é o que nos levará para mais perto do Pai. 

 

“Se viverdes segundo a carne morrereis; mas se pelo Espírito, mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são movidos pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus” (Rom 8,13).

 

Peçamos hoje a presença do Espírito Santo em nossas vidas! Para guiar nossos passos, decisões, sentimentos, ações… Sem Ele, nada é possível.