São João Apóstolo: O discípulo a quem Jesus amava

Logo após o Natal e a festa da Sagrada Família, a Santa Igreja tem a tradição de celebrar São João Apóstolo, no dia 27 de dezembro. Também chamado São João Evangelista, foi ele quem escreveu o quarto Evangelho, três epístolas e o livro do Apocalipse. 

 

Conheceu Jesus e deu início a sua missão bem jovem, sendo o mais novo entre os discípulos, tendo por volta de seus vinte anos de idade. Era um jovem de fé que dedicava-se às obras de Deus, visto que já era discípulo de João Batista. 

 

O Evangelho nos apresenta João como o “Discípulo que Jesus amava”. A relação do Senhor e João era forte, ambos tinham grande afeto um pelo outro. Tanto que Jesus o chamava de “Filho do Trovão”, levando em conta seu forte temperamento. Porém, Jesus o repreendeu e o ensinou. 

 

Durante sua vida de discípulo, foi sempre fiel ao Salvador, acompanhou toda Sua paixão e permaneceu aos pés de Tua cruz. E, neste exato momento, Jesus entregou-lhe Maria como mãe

 

Após o retorno de Jesus ao Reino dos Céus, São João deu continuidade à sua missão na Terra. Foi uma das principais peças nas primeiras comunidades cristãs e seu trabalho sempre esteve muito ligado ao de Pedro. 

 

Acolhendo ao pedido do Senhor, cuidou de Nossa Senhora toda a vida, morando com ela em Éfeso, durante vários anos. Alí tornaram-se líderes da comunidade. Deixou a Terra para adentrar no Reino dos Céus por volta de cem anos d.C. 

 

Suas obras e escritos permanecem até hoje, nos dando a certeza da extraordinária entrega de São João e do imenso amor de Jesus por ele. Sua missão é inspiração para cada um de nós. Em seu Evangelho, demonstrou imenso domínio teológico, e ele foi o autor da seguinte frase: 

 

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14)

 

São João, interceda por cada um de nós, para que saibamos amar a Deus em excelência e aceitar cada um dos planos dEle para nossas vidas. 

 

São João Evangelista, rogai por nós!