Epifania do Senhor e a manifestação de um Deus vivo.

A Solenidade da Epifania do Senhor nos leva a contemplar a manifestação de Jesus como o Salvador, o Messias. Nesta festa, somos convidados a recordar o momento em que os três Reis Magos visitam o Cristo recém-nascido.

 

A epifania, que pode ser traduzida como ‘manifestação’, do grego, é a revelação de que Cristo é aquele a quem estavam esperando, é o Messias que traz a libertação. Este é, então, o momento em que O contemplamos em toda a Sua grandeza mas também em sua humanidade.

 

Nesta data, nós nos lembramos dos Reis Magos, reconhecendo que estes três homens nos representam. Meditamos, então, a vinda do Senhor para todos os povos, para todos nós. 

 

Estes homens foram guiados pela estrela e encontraram Jesus no colo de sua Mãe em Belém. Quando O viram, O adoraram. Se ajoelharam diante de Jesus reconhecendo que testemunhavam a Encarnação do Deus que se fez homem.

 

Os três vieram de lugares diferentes, na busca por entender o sentido da luz diferente que estava no Céu. Melquior ofereceu ouro, Gaspar ofereceu incenso e Baltazar ofereceu Mirra. Reconhecendo, assim, a Majestade do Cristo, sua Humanidade e Divindade.

 

Por meio da Encarnação, o Senhor nos apresenta a salvação. Observamos em Jesus a revelação da divindade do Filho de Deus que se fez homem, que veio de encontro a toda a humanidade, a todas as pessoas.

 

Que possamos, então, reconhecer a grandeza do Senhor e ir ao Seu encontro. Assim como os Reis Magos, adorar em verdade e humildade o Menino Jesus, nos colocar diante Dele.

 

Rezemos juntos a oração da Solenidade da Epifania:

 

Senhor Jesus, que a exemplo dos Magos do Oriente,

vamos também nós frequentemente

adorar-te em tua Casa que é o Templo

e não vamos jamais com as mãos vazias.

 

Que te levemos o ouro de nossas ofertas,

o incenso de nossa oração fervorosa,

e a missa dos sacrifícios que fazemos para permanecer fiéis a Ti,

e que te encontremos sempre junto a tua Mãe Santíssima, Maria,

a quem queremos honrar e venerar sempre

como Tua Mãe e nossa.

Amém.