O que a ida de Jesus ao deserto tem a nos ensinar?

Através do período quaresmal somos lembrados dos 40 dias experienciados por Jesus no deserto. Cristo, nesse tempo, foi exposto a todos os tipos de tentações e, sua natureza humana, sofreu durante todos os dias de fome e desidratação. 

 

O Senhor foi levado até o deserto pelo Santo Espírito, para manter-se em jejum e oração. Quando Satanás percebeu que Ele estava fraco e debilitado, por passar tantos dias sem comer e beber, tentou o Senhor através da Escritura dizendo: “Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão (Mt 4:3,4)”

 

Jesus, com sua imensa sabedoria, diz: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8,3).” (Mt 4, 4)

 

Refletindo sobre isso, entendemos que Jesus poderia ter transformado qualquer coisa em alimento, água, erguido a sua moradia, se retirado de lá, mas escolheu permanecer. 

 

E a permanência de Jesus nos traz alguns ensinamentos, como:

 

1- As tentações existem: Vendo que optamos pelo caminho de Deus, o inimigo irá nos tentar, essa é uma certeza que temos em nosso coração. Satanás procura sempre uma forma de nos atrair, para que caiamos em tentação. 

 

2- A arma perfeita para vencer a tentação é a própria Palavra de Deus: Assim como Jesus fez contra Satanás, utilizar a Sagrada Escritura para acabar com toda mentira e confusão mental que o inimigo tenta instaurar em nós. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32)

 

3- Quando vencemos as tentações, o Pai se alegra e Seu coração se enche de orgulho: como Pai protetor, Deus deseja a todo momento que nos mantenhamos afastados do pecado, e quando isso acontece, Ele se enche de orgulho de seus amado e queridos filhos.  

 

Jesus saiu do deserto, Ele perseverou e foi capaz de encontrar com a Glória. E através disso, Ele também nos faz capazes de enfrentar essa situação. 

 

Pai, nos dê forças para perseverar e buscar a Tua graça! 00