Jejum e Penitência: “Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade” (Salmo 49)

Amor e sacrifício são dois conceitos que andam muito juntos para todos aqueles que são cristãos. Através do exemplo de Jesus, entendemos que a cruz e o desprendimento dos confortos carnais são necessários para uma trajetória mais santa. 

 

Em período quaresmal, é costume que esses sacrifícios fiquem mais explícitos através das penitências e práticas quaresmais. É tradição propor alguma abstinência ou sacrifício para aprofundarmos nossa relação com Deus, resultando em um crescimento espiritual, que é exatamente o propósito da quaresma. 

 

O Senhor deseja que, especialmente nessa época de oração e interiorização, estejamos dispostos a estar perto dEle, através de alguns sacrifícios e mudanças, assim como Jesus se propôs em seus quarenta dias no deserto. 

 

Dentro das práticas quaresmais, o jejum e a penitência são muito comuns. Muitos acabam confundindo essas duas práticas e tratando-as como se fossem a mesma coisa. Mas existem diferenças! 

 

No jejum, o objetivo é a retirada de algum alimento (em alguns casos hábito) para que nos libertemos de pequenos vícios cotidianos, estamos realizando um jejum. Já na penitência, a finalidade é de correção de algo que não está acrescentando em nossas vidas. Enquanto o jejum nos impossibilita de produzir frutos ruins, a penitência nos auxilia a produzir frutos novos. 

 

As duas práticas têm muito a acrescentar em nossa espiritualidade, se feitas da maneira correta. Ao realizar uma penitência, ou um jejum, não se deve visar nenhuma outra consequência a não ser um amor sincero a Deus e ao próximo. Como, por exemplo, eu inicio um jejum prevendo o quanto irei emagrecer ao final dele. Apenas focados em Cristo, o sacrifício realizado pode trazer benefícios para a nossa relação com Ele. 

 

“Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos. Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade” (Salmo 49)

 

Boa quaresma e crescimento espiritual a todos.