Hoje faremos uma reflexão sobre o exemplo de São Casimiro, o santo que inspira a juventude na busca pelo sagrado e ensina todas as idades sobre a importância de renunciar o mundo para estar junto de Cristo.
Nascido no ano de 1458, em uma família católica, São Casimiro também era filho do rei da Polônia. Mesmo sendo herdeiro do trono, ele renunciou suas riquezas e escolheu uma vida de caridade. Ainda muito novo, optou por fazer um voto de castidade.
Optou por uma vida simples e espiritual, semelhante a de um eremita, focada na oração, penitência, disciplina e solidão.
Por inúmeras vezes a vida ofereceu riquezas, o casamento e oportunidades de levar uma vida contrária à sua vocação. Seu pai negociou uma união matrimonial entre Casimiro e uma bela princesa de um reino vizinho. Decidido, São Casimiro negou, desfez o contrato e alegou que sua vocação era a vida celibatária, junto de Deus.
São Casimiro sempre permaneceu em seu propósito, alcançando a tão sonhada santidade e o convívio dos eleitos. Ele é exemplo, para nós, de renúncia e perseverança. Mesmo tendo todas as oportunidades de possuir riquezas e tornar-se um homem poderoso, decidiu servir Àquele que detém todo o poder e oferece as riquezas eternas.
Ele tornou-se a prova viva de que é possível investir numa juventude santa. Cada dia que se passa, é mais notável a necessidade de missionários jovens, que saem ao mundo em missão, alcançando almas jovens, dessa forma que movimenta-se nossa Igreja e nossa fé.
Que São Casimiro seja, para nós, exemplo de busca de santidade e de perseverança no amor de Deus.
São Casimiro, rogai por nós!