Santa Francisca: a celebração viva das vocações e do amor de Deus!

Jovem fiel, esposa, mãe de seis filhos, viúva, religiosa e caridosa. Hoje temos a possibilidade de conhecer a história inspiradora de Francisca de Roma, santa que é a celebração viva das vocações e do amor a Deus. 

 

Desde muito cedo, alimentava em seu coração o desejo de tornar-se freira e por isso, buscava crescer na fé e nas práticas das virtudes cristãs. Era vista pelas pessoas como alguém cheia de doçura e delicadeza. 

 

Foi forçada pelo pai a unir-se em casamento, mesmo tendo em seu coração o desejo de vida consagrada. Felizmente, seu novo marido era cristão, seguia os ensinamentos de Jesus e tinha a vontade de viver uma vida de fé. Durante a vida conjugal, o casal teve seis filhos e sempre praticavam a caridade com os necessitados. 

 

Francisca tinha consciência de que os sacrifícios impostos pelas tarefas cotidianas faziam parte de seu processo de santificação, através da mortificação. Era a mais caridosa e amorosa gestora de um lar, e posteriormente – quando seu marido faleceu, de um palácio. 

 

Após a morte do marido, Santa Francisca investiu ainda mais em seu trabalho junto aos pobres, chegava a pedir esmolas na rua para alimentar os famintos, que cresciam em número devido à fome que se alastrou por Roma, por volta de 1413. 

 

Seu trabalho em Roma foi tão lindo e inspirador que foi nomeada a Advogada da Cidade. Em meio a guerras, invasões, a fome e a peste, Francisca era um anjo que cuidava dos mais fragilizados, transformando o palácio em um hospital.

 

Quando seu último filho vivo se casou, juntou-se com algumas amigas viúvas e fundou a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova. Após a morte de Santa Francisca de Roma, a fraternidade foi nominada “Congregação das Oblatas de Santa Francisca Romana”

 

Quando chegou a hora de deixar essa vida para adentrar na vida eterna, de olhos abertos, afirmava estar vendo o Céu aberto, com Anjos surgindo para buscá-la. Com um lindo sorriso, despediu-se deste mundo. 

 

“Que nossa vida seja abençoada pela intercessão de Santa Francisca Romana e que suas visões do céu nos ajudem a desejar e a procurar de todo o coração pátria celestial. Amém” (Trecho da oração de Santa Francisca Romana) 

 

Santa Francisca Romana, rogai por nós.