Como sabemos, a Virgem Maria possui vários títulos, e Nossa Senhora das Dores é um deles. Ela recebe essa denominação por todas as 7 dores as quais passou durante a trajetória de Jesus no mundo, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.
Através de Nossa Senhora das Dores, podemos ter o mínimo de noção do quanto Maria sofreu com a morte e dor de seu Filho tão amado. Ela O amava imensamente, esteve presente em todos os momentos, acompanhou seus primeiros passos e suas primeiras palavras…
Após o Seu nascimento, Maria O levou para o Templo de Jerusalém e lá, encontrou Simeão. O velho sacerdote disse à ela: “E tu, mulher, uma espada de dor irá transpassar teu coração, por conta do sofrimento que deve recair sobre o teu filho”. Essa é a Primeira Dor de Nossa Senhora, a profecia de Simeão sobre o seu sofrimento.
A Segunda Dor veio quando Nossa Senhora precisou deixar o seu lar, seus pertences e sair às pressas em direção ao Egito, pois Herodes estava perseguindo todos os recém-nascidos, na procura de Jesus. Como mãe, tudo o que importava era o bem-estar de seu pequeno bebê, e ver sua segurança ameaçada fez com que Maria sofresse.
É inimaginável a angústia que se sente ao perceber que seu filho está desaparecido, e essa foi a Terceira Dor de Nossa Senhora. Quando voltavam para Jerusalém, Jesus separou-se de Sua mãe, pois entendia que precisava cuidar das coisas do Pai. Durante a separação, Maria viu-se sem seu Filho, e uma dor profunda atravessou seu coração enquanto procurava por Ele.
A Quarta Dor se manifesta quando Maria precisa acompanhar seu precioso Filho caminhar pelo Calvário, carregando a cruz e sendo humilhado injustamente. Na Quinta Dor, Nossa Senhora é exposta a crucificação de Jesus, seu único e amado Filho, morto pelos pecados do mundo, sem ao menos ter cometido um deles.
Como se não bastasse todo o sofrimento experienciado, a Sexta Dor de Nossa Senhora foi receber o corpo morto de Jesus em seus braços, os mesmos braços que o acolheram quando recém-nascido, e os braços que sempre o consolava. A Sétima e última Dor se manifesta ao Jesus ser sepultado.
Nesta Quarta-feira Santa, a comunidade Expectação realizará o Ofício das 7 Dores de Nossa Senhora! Gostaríamos de convidar a todos para participar desse momento, onde nos aproximamos da Mãezinha, através do entendimento de cada uma de suas dores. O Ofício acontecerá às 19h30, na paróquia. Esperamos pela sua presença!
Ó Maria, que foi concebida sem pecado e sofreu por todos nós, rogai por nós!