“Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens”

Você sabia que, quando comemoramos o Dia do Trabalho, também homenageamos São José Operário? Não podia ser diferente, já que ele nos ensina com a sua vida sobre a importância do ofício. 

 

O Dia de São José é, na verdade, celebrado em março, no dia 19. Porém, ele é inspiração tão grande para todos os profissionais que buscam um trabalho digno e santificador que o Papa Leão XIII usa seu exemplo na encíclica Rerum Novarum, quando disserta sobre a Dignidade do Trabalho. 

 

Após isso, o Papa Pio XII ordenou que houvesse uma data exclusiva para a celebração de São José Operário, no dia 1° de maio. 

 

“Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres” – Papa Pio XII

 

Através de José, Deus Pai quer nos mandar um recado, a mensagem de que o trabalho é santificador do homem. Se executado com honra, ética, dignidade e voltado ao bem e pelo amor ao próximo, nossa profissão pode, e deve, contribuir para o nosso processo de santificação. 

 

“Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24) 

 

Portanto, São José não é apenas o protetor da Sagrada Família, nem unicamente o patrono da nossa Igreja, mas também o modelo e intercessor do trabalhador cristão

 

A São José foi confiada a missão de ensinar o ofício a Jesus, e ensinou com tanta maestria que, através dele e de Jesus, Deus nos mostra sobre a dignidade do trabalho, e o papel fundamental que ele tem no nosso processo de santificação. 

 

O Senhor anseia por trabalhadores devotos de São José que, assim como ele, reconhece beleza, santidade e propósito no ofício. Grande parte de nossas vidas é dedicada a nossa profissão, façamos dela então instrumento de crescimento espiritual. 

 

Que hoje, possamos interceder por todos os trabalhadores, pelos direitos trabalhistas, e por todos aqueles que estão à procura de um emprego. 

 

“Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família” – (trecho da oração à São José Operário)

 

São José Operário, rogai por nós!