As primeiras comunidades cristãs

Pelo calendário sazonal, neste dia 05 de maio comemoramos o Dia da Comunidade. Como cristãos, um dos maiores pilares de nossa fé é a vida em comunidade, junto de nossos irmãos, que possuem o mesmo propósito: o de buscar a Cristo na santidade. 

 

Essa tradição teve início logo após a vinda de Cristo, através das Primeiras Comunidades Cristãs. Já ouviu falar delas? 

 

Elas foram surgindo e ganhando força logo após a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, que fez um chamado missionário, a cada um dos presentes no evento. Para que a comunidade crescesse, os apóstolos impunham as mãos sobre os fiéis e os batizavam no Santo Espírito. 

 

O objetivo principal dessas primeiras comunidades era claro: testemunhar a Verdade trazida por Cristo, comunicar sobre a Sua ressurreição e despertar a esperança da Salvação. E essa tarefa não foi fácil. 

 

A mensagem do amor e de vida defendida por Cristo era revolucionária demais para o pensamento vigente na época. Portanto, a missão de levar a Boa Nova para todos os cantos só foi possível graças à presença do Espírito Santo, que tudo capacita e tudo faz.

 

Internamente, a organização dessas comunidades também seguiam o exemplo de Cristo. Para eles, três práticas eram essenciais: a plena concórdia, disseminar o testemunho de Cristo e o impedimento de que seus membros sofram com a miséria. 

 

Nelas, havia o amor fraterno e a paz, tirando o espaço para qualquer discórdia, inveja ou difamação. 

 

“Paz e perdão. O amor cobria tudo. Para qualificar uma comunidade cristã com base nisso, devemos nos perguntar como é o comportamento dos cristãos. São mansos e humildes? Naquela comunidade, há brigas entre eles pelo poder? Brigas com inveja? Há fofocas?” – Papa Francisco 

 

Nessa frase, nosso pastor Papa Francisco, nos convida a nos espelharmos no exemplo dessas primeiras comunidades. Que nosso coração possa estar ardente na paixão por Jesus, demonstrando um contato, com Ele, recente e urgente, assim como os primeiros apóstolos. 

 

Feliz dia da Comunidade, família Expectação! 05