No dia 24 de janeiro temos a alegria de comemorar o dia de um santo Doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas, São Francisco de Sales. O santo foi cofundador da Ordem da Visitação e um grande pregador e escritor.
Francisco nasceu em 1567 em Saboia, na França. Filho mais velho dos Barões de Boisy, ele recebeu este nome devido à devoção que a família tinha à São Francisco de Assis. Foi educado nos caminhos da fé desde muito jovem por seu mentor, Padre Deage.
O santo estudou Direito, em Pádua, mas contrariando as expectativas de sua família, foi ordenado sacerdote. Seu pai permitiu que ele vivesse sua vocação, e foi então nomeado para ser o capelão da catedral de Genebra, lugar onde, anos depois, veio a se tornar bispo.
São Francisco era também muito devoto da Virgem Maria, e em ocasião de tentação de desconfiar da Misericórdia do Senhor, ele recorreu ao auxílio de Nossa Senhora e sua desconfiança extinguiu-se.
Ao tornar-se bispo de Genebra, o santo foi um verdadeiro instrumento de conversão, e catequizou adultos e crianças, fundando escolas e chamando o povo a uma vida de santidade. Ele, ainda, converteu muitos calvinistas da região por meio de seus escritos.
Em 1610, junto com Santa Joana de Chantal, Francisco fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, uma ordem de clausura monástica. O santo cuidava da Ordem e por meio de suas pregações e escritos à ela destinada realizou diversos milagres.
Ele era um grande pregador, anunciando o Evangelho em diversos lugares e até mesmo para os nobres e a família real da região. Era também um escritor influente, e chegou a converter muitos por meio de suas obras, “Introdução à vida devota” (Filotéia) e, escrito especialmente para aquelas que estavam na Ordem da Visitação, o “Tratado do Amor de Deus”.
São Francisco de Sales, sendo colérico, verdadeiramente soube controlar seu temperamento com o auxílio da graça, hoje, é conhecido como o santo da amabilidade e doçura. Faleceu aos 56 anos em 1622, no dia da Festa dos Santos Inocentes e deixou seus ensinamentos como herança para todos nós.
São Francisco de Sales, rogai por nós!