Restauro: a força dos paroquianos

Por Antônio Donizeti Pessoto

O desprendimento de uma pequena parte de uma cornija do teto em 2011, era o aviso que estava chegando o momento de tratarmos do restauro interno da Paróquia Nossa Senhora do Ó. Nesta oportunidade os andaimes foram montados de forma a proteger os fiéis, manter as atividades paroquianas e viabilizar os serviços de restauro.

Com a chegada do Pe. Carlos Ribeiro à Paróquia em 2012 foi criada a Equipe do Restauro, composta inicialmente de 16 paroquianos, e com a missão de promover a obtenção de recursos para a obras. A campanha teve inicio com a intensa participação dos paroquianos, contribuindo mensalmente por intermédio de carnês. Também foram criados eventos, tais como, almoços, bingos, rifas de veículos, chá de mulheres, barracas de alimentos e outros.

A resposta da comunidade foi espetacular e, em agosto de 2014 foi possível iniciar as obras do restauro com recursos que poderíamos focar nas obras do forro, onde seria possível oportunamente remover os andaimes. Todas as etapas da execução do restauro foram programadas anualmente, conforme a possibilidade de contribuição e participação dos paroquianos.  Nenhum recurso foi obtido fora deste contexto, ou seja, não houve contribuição de entidades governamentais. Todas as atividades paroquianas foram mantidas dentro do Templo durante todas as etapas do restauro.

Em 2019, completados 8 anos de campanha para obtenção de recursos e 5 anos e meio de obras, foi possível concluir parte significativa do restauro interno. Nossa meta, na retomada das atividades pós pandemia, será focar nas etapas faltantes, tais como, pisos, acessos, portas, torre do sino, casa paroquial e pintura externa.

As contribuições para o restauro podem ser feitas diretamente na Paróquia ou por depósito na conta corrente.