Organizando para atender famílias carentes na pandemia

Por Padre Orisvaldo e Pastoral Assistência às Famílias Carentes

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Esses são o lema e tema da Campanha da Fraternidade-2020.

A Paróquia Nossa Senhora da Expectação sempre foi solícita na ajuda aos mais pobres.  E, neste tempo de pandemia, está se empenhando mais na assistência e solidariedade aos carentes, uma vez que aumenta o número de desempregados.

Mensalmente, através da colaboração da comunidade, as famílias carentes recebem cestas básicas. No início de cada mês é realizada divulgação de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, em todas as celebrações e nas redes sociais.

Nesse período de pandemia, causado pela COVID-19, o sentimento de solidariedade tem ganhando muita força, entre os paroquianos, inúmeras pessoas tem se sensibilizado com a carência e necessidade do próximo e têm atendido ao apelo da paróquia para que colaborem. Ao final de cada campanha, de acordo com a quantidade arrecadada, ainda fazemos a partilha com outras paróquias.

Com apoio de toda comunidade, é possível beneficiar aproximadamente 50 Famílias cadastradas, que já são assistidas e estas, por sua vez, receberam visitas da equipe responsável para entender e certificar de sua real necessidade.

A equipe organizadora é responsável por fazer a triagem de todos os produtos arrecadados, verificando a validade e às condições necessárias, para que possam ser distribuídos com dignidade, segurança e sem nenhum risco.

O olhar de compaixão e amor para aqueles que mais precisam nos move à solidariedade. O olhar compassivo de Jesus sempre é seguido de gestos e atitudes concretas que visava livrar a pessoa do sofrimento. O que a comunidade paroquial faz e imitar os gestos de Jesus. Lembremo-nos da passagem bíblica que diz: “Todo aquele der, mesmo que seja apenas um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é  meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá  a sua recompensa”. (Mt 10, 42)