Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina!

No ano de 1531 a Virgem Maria apareceu a um simples indígena na região próxima a Cidade do México. Hoje, 490 anos depois, temos a alegria de celebrar o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina!

 

São Juan Diego era um indígena asteca que se encontrava no campo, triste pela preocupante enfermidade que seu tio sofria. Foi neste momento que a Virgem Maria lhe apareceu. 

 

Ela o consolou em sua língua materna, dizendo-lhe em nauatle (a língua asteca): “Juan Diego, não deixe o seu coração perturbado. Eu não estou aqui? Não temas esta enfermidade ou angústia.”. Maria lhe pediu, ainda, para que fosse construída uma Igreja naquela colina, e o encarregou de passar esta mensagem ao Bispo.

 

Ao encontrar-se com o Bispo, ele lhe pediu uma confirmação da aparição, para que pudesse ter certeza de que era verdadeira. Juan Diego, então, retornou ao campo e contemplou mais uma vez a aparição de Nossa Senhora.

 

Maria disse, sorrindo, a Juan que recolhesse flores em seu poncho, e ele o fez. Um verdadeiro milagre, considerando-se que estavam no inverso e o monte coberto de neve. 

 

O santo despejou as flores aos pés do Bispo, e em seu poncho era possível ver a Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Depois dessa confirmação, foi construída uma grande Igreja, cumprindo o pedido de Maria.

 

Papa Bento XIV nos diz, ainda, sobre a singularidade da Imagem:Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… Uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação.”.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!