Por Lúcia Miserochi
A Paróquia Nossa Senhora da Expectação, comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, “Pentecostes”, com grandes festejos desde 1821 (conforme registro no Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo). Procuramos manter viva essa tradição.
É evidente que ao longo dos anos, a comunidade paróquia de Nossa Senhora do Ó, foi incorporando outros elementos à festa. Isso a enriqueceu muito mais. Porém, a essência, pelo que nos consta, sempre se manteve: os festeiros, a Coroa do Divino, a distribuição das roscas do Divino, o levantamento do mastro, o Império do Divino e a procissão.
Estamos no ano jubilar de 200 anos desta festa. Infelizmente, devido às restrições por conta da pandemia do coronavírus, tivemos que fazer as celebrações de 2020 via redes sociais.
Então, por ocasião da novena e festa, a igreja se reveste de vermelho, com Bandeiras, Banners e flores em honra ao Espírito Santo. Os festeiros representados pelo Imperador da Festa e seus pajens, o Capitão do Mastro e a Alferes da Bandeira participam de todos os festejos, com seus trajes característicos.
Primeiramente, vem a Novena em preparação à festa, com Missas e momentos de muita evangelização.
Durante a Novena, o levantamento do Mastro do Divino, no Largo da Matriz, com a presença dos festeiros e a Comunidade com suas Bandeiras.
No Domingo de Pentecostes, a Festa é grandiosa, a Comunidade inflama pelos Dons do Espírito Santo, participam da Missa festiva, procissão luminosa, e ao final, o sorteio dos novos festeiros, com a coroação do novo imperador para o próximo ano.
O Império é montado para a visitação e, com a distribuição das tradicionais roscas bentas pelo Divino.
É bom ressaltar que é uma festa que procura ser fiel à tradição, porém, muito mais do que isso, é a expressão da fé de um povo que acredita no poder e ação do Espírito Santo.
Vale a pena conhecer, participar e fazer parte dessa festa, ou seja, “mergulhar nas profundezas do Espírito de Deus”.