No dia 6 de agosto celebramos, como Igreja, a Solenidade da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo! O momento tão importante no Evangelho no qual Jesus transfigura-se diante de seus discípulos, e os mostra toda a sua Graça.
Jesus sobe o monte com Tiago, João e Pedro. Lá, se transfigurou diante deles “seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.”(Mateus,17)
Diante de todo o Esplendor do Mestre, Pedro insiste para que ali permaneçam, e diz: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias” e enquanto ele falava, veio uma nuvem luminosa e os envolveu.
Daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição; ouvi-o”. Ao ouvir esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: “Levantai-vos e não temais”. (Mateus 17)
Podemos notar, nessa situação, a ação da Trindade Santa como um todo. Na Voz vemos o Deus Pai, na figura de Jesus o Deus Filho e na nuvem clara o Espírito Santo!
Aconteceu para que os discípulos tivessem a fé fortalecida, e não desanimassem, considerando a proximidade da Paixão de Cristo. A vontade de Deus é nos dar a certeza de seu esplendor, não para que permanecemos nele, mas para que, o conhecendo, professemos e anunciemos a sua grandiosidade.
Recordar a transfiguração hoje tem o mesmo propósito pelo qual ela aconteceu: nos mostrar a Glória de Jesus para que, dessa forma, creiamos. Nos preparar, animando-nos para as diversas provações que vamos passar durante nossa vida mundana.
O Senhor nos mostra seu esplendor para que, dessa forma, tenhamos certeza de Sua Vitória e Graça, para nos motivar e nos dar o essencial: a esperança!
Então que vivamos essa Festa com o coração aberto e disposto a, depois de sermos fortalecidos pelo triunfo, louvemos e anunciemos a grandiosidade Dele!