São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja: “A humildade faz o homem tornar-se capaz de Deus”.
No dia 28 de janeiro somos convidados pela Igreja Católica a vivermos a memória litúrgica de um importante santo e Doutor da Igreja, que com seus escritos nos aprofunda na vivência da fé: São Tomás de Aquino!
O santo nasceu em 1225 em uma família italiana da alta nobreza, e foi educado na fé católica por seu tio, que era abade, Sinibaldo. Ao completar 18 anos lutou contra grande oposição de sua família e seguiu sua vocação ao entrar para a Ordem dos Dominicanos.
São Tomás já perguntava, com apenas 5 anos, “Quem é Deus?” aos religiosos. Era silencioso, inteligente e estudioso, buscando sempre estar em contemplação, escrevendo e estudando.
Por três anos o santo estudou em Paris, tendo Santo Alberto Magno como seu educador. Alguns anos depois, tornou-se professor em Sorbonne. Voltou à Itália para ocupar o cargo de Mestre em Teologia, lecionando em Agnani, Orvieto e Roma.
Era chamado de “Doutor Angélico”, e escreveu a tão conhecida ‘Suma Teológica’, na qual sintetiza o pensamento católico por meio de explicações racionais sobre a existência de Deus. Escreve de maneira clara, ajudando e esclarecendo a muitos a fé em Cristo.
Nesta obra, São Tomás estrutura seus argumentos em 5 vias:
1ª Via do movimento/primeiro motor;
2ª Via da causa eficiente;
3ª Via do contingente e do necessário;
4ª Via dos graus de perfeição;
5ª Via do governo das coisas/da finalidade ser.
Por meio delas, trás as evidências da existência de Deus! Seus escritos nos aprofundam na fé, e no Concílio Vaticano II, foi indicado que a linha de pensamento do santo fosse seguida nos seminários e nas Universidades Católicas.
O santo morreu com 48 anos em um mosteiro enquanto estava de viagem, mas em sua vida podemos testemunhar o quanto ele foi guiado pelo Espírito Santo e viveu a santidade. Um grande filósofo e teólogo cuja contemplação trouxe tanta sabedoria!
São Tomás de Aquino, rogai por nós!