No dia 19 de novembro somos convidados a celebrar o dia de São Roque e seus companheiros mártires! Santos padres jesuítas que foram mortos pela fé, tornando-os mártires, na região do atual Rio Grande do Sul.
São Roque nasceu no Paraguai em 1576. Seus pais o educaram na fé desde muito jovem, e aos vinte e quatro anos recebeu a ordenação sacerdotal. Assumiu, então, o trabalho de formação espiritual dos indígenas.
Quando o bispo de Assunção observou o sucesso de sua evangelização, queria que ele se tornasse pároco, mas o santo renunciou a essa nomeação para entrar na Companhia de Jesus. Em 1609 assumiu o hábito jesuíta e tornou-se missionário.
Seu trabalho missionário, feito em união com outros dois padres, João de Castillo e Afonso Rodrigues, evangelizava e protegia os indígenas. Organizavam reduções nas tribos, impedindo que eles se tornassem escravos dos colonizadores. Ajudavam os indígenas a manterem suas culturas e serem catequizados.
Os três padres missionários sofreram diversas perseguições, principalmente dos colonizadores que reprovavam as reduções, que impediam a escravização dos indígenas. Estes, convenceram os indígenas rebeldes a invadir e acabar com as missões e reduções.
O martírio dos santos aconteceu no dia 15 de novembro, logo após a celebração da missa. Os indígenas rebeldes mataram Afonso e João. Por último, mataram São Roque e mais de cinquenta pessoas testemunharam o milagroso momento em que o coração do santo foi arrancado e dele se escutou uma voz: “Matastes a quem tanto vos amava e queria. Matastes, porém, só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!”.
Seu coração foi então lançado ao fogo mas não queimou, sendo assim, incorrupto. É venerado até hoje como uma relíquia na cidade de Assunção.
Estes três santos são considerados mártires por terem morrido em defesa da fé em Cristo e por causa dela. São mártires todos aqueles que são mortos pelo Senhor e por crer Nele!
São Roque e seus companheiros mártires, rogai por nós!