O Santo conhecido como “Apóstolo do Brasil” foi um grande catequista, historiador, teólogo e evangelizador! Lembramos hoje de São José de Anchieta
São José de Anchieta nasceu na Espanha em um arquipélago chamado Ilhas Canárias, em uma família grande, de mais de 10 irmãos. Foi estudar em Portugal ainda adolescente e lá, diante do altar e uma Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho consagrou sua virgindade a Maria.
Ingressou, entre os 16 e 17 anos, na Companhia de Jesus. Abdicou tudo o que possuía, para entregar-se totalmente ao Senhor. Era exigente e dedicado, e logo foi enviado ao Brasil para auxiliar os jesuítas na evangelização e proteção dos nativos.
A juventude de São José de Anchieta acompanha sua disposição e missão. Mesmo não sendo formado em teologia ou sacerdote, ele não media esforços para evangelizar. Foi o primeiro gramático, dramaturgo e poeta do Brasil. Fundou cidades, escolas, hospitais e aldeias.
E mesmo não sendo sacerdote, ao chegar na Terra de Santa Cruz, ele começou a aprender e respeitar sobre a cultura dos indígenas.
Reconhecia que, aprendendo sobre a realidade que eles viviam, ele poderia auxiliar no processo de conversão dos povos. Conheceu a língua, a cultura, as artes e preferências do povo e por isso catequizou milhares de comunidades e pessoas.
Combatia o abuso dos colonizadores para com os indígenas, se sujeitando a visitações de comunidades distantes e oferecendo a si mesmo como refém para assegurar a paz durante as revoltas.
Seu ardor missionário conquistou e converteu milhares de corações.
Foi canonizado em 2014, pelo Papa Francisco. Foram analisadas mais de 5.000 histórias e testemunhos de graças alcançadas pela intercessão de José de Anchieta.
São José de Anchieta, rogai por nós!