São João Bosco, o padroeiro da juventude: como atrair os jovens para mais perto do Coração de Cristo?
Fiel devoto de Maria e Padroeiro dos Jovens, São João Bosco é o santo que comemoramos hoje! Leal defensor da Igreja Católica e amoroso mentor dos jovens, o santo deixou como legado a Congregação Salesiana, uma das maiores da Igreja.
O santo nasceu no ano de 1815 em uma pequena vila italiana, filho de um casal de camponeses não letrados que estavam em uma difícil situação financeira. Em sua infância, passou por várias dificuldades financeiras e familiares, e com apenas dois anos de idade, perdeu seu pai.
Educado na fé católica por sua mãe, João Bosco foi incentivado a viver a fé e anunciar o Amor de Deus por ela. Empenhado nos estudos e nos trabalhos, era um menino determinado, que sentia o chamado a anunciar o Evangelho de Cristo para todos os que estavam à sua volta.
Aos 26 anos, assumiu o sacerdócio. Um homem caridoso e dócil ao Espírito Santo, viveu diversas dificuldades em sua caminhada. João ia ao encontro dos que sofriam em realidades atribuladas, com acolhimento e uma evangelização amparadora.
Foi incompreendido por muitos, chamado de louco, mas insistiu em sua missão de levar aos jovens o Amor de Deus com alegria e ousadia. Dom Bosco, como era chamado, fundou a Congregação Salesiana com diversos colaboradores unidos ao santo na missão de evangelizar jovens desamparados.
A vida de vários meninos foi transformada pelas oportunidades que lhes foram dadas por meio dos oratórios festivos de Dom Bosco que ofereciam não apenas uma catequização, mas também moradia, segurança, diversão e profissionalização.
Faleceu aos 72 anos em 1888 e deixou um importante legado, a Congregação que fundou espalhou-se por todo o mundo. Ele disse: “Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens” e verdadeiramente viveu esse pensamento.
São João Bosco ousou e foi corajoso em sua missão, ele atraiu os jovens ao Coração de Cristo por meio de uma evangelização que ia ao encontro da realidade em que viviam, amparando a eles com mansidão e catequizando de maneiras inovadoras!
São João Bosco, rogai por nós!