Santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora

 

No dia 26 de julho celebramos a vida dos avós de Jesus, Sant’Ana e São Joaquim. Os dois são exemplos de perseverança e confiança em Deus! São também um exemplo de família, criando Maria nos caminhos de Deus, e a educando em uma vida de santidade e se amando profundamente como marido e esposa.

 

O nome de Ana significa, em hebraico, “Graça”, já o de Joaquim significa “Deus fortalece”. Podemos dizer que ambos verdadeiramente viveram os significados de seus nomes! Os dois viviam um casamento cheio de amor e oração, na qual perseveraram por anos pela graça de terem uma criança. 

 

O casal era considerado indigno pela comunidade da época, por terem uma idade avançada mas ainda não terem filhos, sendo estéreis. Mas persistiram na oração! Segundo o Protoevangelho de S. Tiago, Joaquim retirou-se por 40 dias para suplicar, entre orações e lágrimas, o auxílio do Senhor, e nesse tempo, Ana também orou incessantemente pela graça.

 

O Senhor escutou as suas orações e os abençoou com uma filha, que mais tarde se tornaria a Mãe do Salvador, a fé deles foi recompensada. A vida dessa família é um exemplo para nós católicos! Ele os escolheu como berço daquela que no futuro geraria a Jesus, mostrando um carinho imenso por eles, e uma atenção à paciência na oração. 

 

A família que busca a Deus na oração constante e conjunta é acolhida por Ele! São Joaquim e Sant’Ana realmente nos mostram a necessidade dessa vida de oração para que possamos viver a santidade em nossa vida cotidiana, nos mostra a necessidade de educarmos nossos filhos no caminho da fé e criar um ambiente de amor e de Graça. 

 

Lembramos também de nossos avós neste dia, que em tantos aspectos nos aproximam de Deus, e, como disse o Papa Francisco, “Oremos pelos nossos avós que muitas vezes desempenharam um papel heróico na transmissão da fé em tempos de perseguição”.

 

Santo Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!