Neste dia 9 de julho, celebramos a vida e missão de Santa Paulina, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e primeira santa do Brasil! Um verdadeiro exemplo de serviço a Deus e aos irmãos.
Imigrante italiana, Amábile Lúcia Visintainer, seu nome de batismo, chegou ao Brasil com sua família quando tinha apenas nove anos de idade, no ano de 1875, mas acolheu o país como própria pátria. Se mudaram para a área de Vígolo (Novo Trento) em Santa Catarina, e ali, ela sempre participou e ajudou na paróquia da cidade, principalmente na Capela de Vígolo.
O dia 12 de julho marca o início da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, quando a Santa, junto com sua amiga Virginia Rosa Nicolodi, cuidou de Angela Viviani, que passava por um câncer terminal. Após a morte de Angela, Teresa Anna Maule, que também vivia os mesmos ideais cristãos, juntou-se a elas na Congregação e assim o trio de fundadoras esteve completo!
As três, em 1894, mudaram-se para o centro de Nova Trento por terem recebido a doação de um terreno, e lá é, atualmente, o Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição (CEIC). Alguns anos depois, Paulina foi escolhida para ser a Superiora da Congregação e mudou-se para Ipiranga, em São Paulo, onde cuidava de ex-escravos idosos e crianças órfãs.
No ano de 1909 foi deposta da posição de superiora, e enviada para Bragança Paulista, onde permaneceu por nove anos cuidando de asilados e doentes. Nesse período foi um exemplo de fé e humildade, servindo aqueles que precisavam de ajuda, estando à disposição da Obra do Senhor.
Em 1918 volta a viver na sede da Congregação, e lá vive até o fim de sua vida em 1942, com 76 anos. Nesses anos, a Santa foi um exemplo de santidade, principalmente para as novas irmãs inseridas naquela realidade. E com muita felicidade, a Congregação recebe, do Papa Pio XI, o Decreto de Louvor!
A santa é beatificada em 1991 e canonizada em 2002, quando recebe o título de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Foi um exemplo de fé e caridade para todos os católicos, mas especialmente para nós brasileiros.
Santa Paulina rogai por nós!