Santa Clara de Assis, rogai por nós!

Hoje, dia 11 de agosto, nos recordamos de Santa Clara de Assis! A santa que, com simplicidade e amor pelo Senhor, viveu tantos milagres e se doou ao serviço do Reino de Deus com tanta devoção.

 

Nascida em 1194 em Assis, na Itália, filha de uma família rica, Clara sempre foi muito religiosa. Quando completou 18 anos fugiu, junto com sua amiga, para que encontrassem São Francisco de Assis e assim pudessem fazer os votos e poder entrar no convento. 

 

Ela teve seus cabelos cortados pelo próprio Francisco, e vendeu tudo o que tinha, até o seu dote de casamento, e doou aos pobres. Fez um verdadeiro voto de pobreza e entregou a sua vida ao serviço de Deus e seu Reino. Ela abraçou o Evangelho e verdadeiramente o viveu, passando por uma séria mudança e conversão de cuidado.

 

A santa viveu vários milagres, e um deles é o motivo pelo qual é muitas vezes representada segurando o Ostensório. Aconteceu que em 1244, o convento de São Damião, em Assis, estava prestes a ser invadido  pelos soldados do imperador Frederico.

 

Ela, então, recorreu ao Senhor, dizendo Quereis entregar aos infiéis estas vossas servas indefesas que nutris com Vosso amor? Vinde em socorro de vossas servas, pois não as posso proteger.” E recebeu como resposta dEle “Serei vossa proteção hoje e sempre”

 

Santa Clara foi à entrada do convento com o ostensório em que estava Jesus Eucarístico e disse aos invasores que o Senhor era mais forte do que eles. Quando viram o Santíssimo, foram tomados de medo e fugiram do convento sem invadi-lo!

 

É também conhecida como a padroeira da televisão, por ter assistido a missa em uma projeção em seu quarto quando já não era possível que saísse da cama por causa de sua enfermidade. Rogou ao Senhor para que pudesse ver a Santa Missa e foi atendida!

 

Foi um exemplo de humildade e simplicidade, abraçou a pobreza com grande carinho e disse, antes de morrer: “Vá, porque Aquele que a criou também a santificou. E, guardando-a sempre como uma mãe guarda o filho, amou-a com eterno amor. E Bendito sejais Vós, Senhor que me criastes.”  

 

Santa Clara de Assis, rogai por nós!