Hoje, dia 10 novembro, celebramos a memória litúrgica de São Leão Magno! O Santo Doutor da Igreja e Papa, que foi essencial na história da Igreja Católica e até hoje é considerado um dos papas mais importantes.
Italiano, nasceu na região perto de Roma no ano 400. Viveu sua fé de maneira verdadeira, era um cristão consistente e forte, que ainda jovem foi ordenado sacerdote. Ele viveu uma vida eclesiástica santa, sendo carismático e prestativo.
Por alguns anos, foi conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III. Foi, então, eleito Papa no ano de 440, assumindo o título de Leão I. Seu pontificado durou 21 anos e aconteceu durante um período difícil para a Igreja e a política.
Ele protegeu a Itália da invasão de Átilo, o rei dos Hunos, ao convencê-lo, com sua força moral, de retroceder. A atuação de Leão também foi essencial na contenção dos vândalos liderados por Genserico que pretendiam incendiar a cidade de Roma.
O santo também teve um papel importante no combate de heresias como o eutiquianismo e o donatismo. Sua atuação foi decisiva no IV Concílio de Calcedônia. Escreveu um texto afirmando as duas naturezas que residem na Pessoa de Jesus Cristo: a divina e a humana.
Os diversos Bispos testemunharam, ao ler o texto que nos explica um aspecto teológico tão essencial, que “Esta é a fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!”.
Seus escritos foram muito importantes e esclarecedores na história da Igreja, e por esse motivo foi declarado Doutor da Igreja! O santo morreu no ano de 461 e foi enterrado na Basílica de São Pedro.
São Leão Magno, rogai por nós!