No dia 18 de outubro somos convidados a celebrar a memória litúrgica de um santo evangelista muito especial: São Lucas! Aquele que com grande amor conheceu a história de Cristo, e tornou-se um homem dócil ao Espírito Santo.
O santo era um médico nascido em Antioquia, na Síria, e seu nome, Lucas, significa “portador de luz”. Não teve a chance de conhecer Jesus pessoalmente, mas por meio dos apóstolos e daquilo que eles lhe apresentaram, converteu-se ao cristianismo.
Tornou-se discípulo e amigo próximo de São Paulo, e o acompanhou em diversas viagens missionárias. Permaneceu com ele até mesmo quando estava preso, e cuidava dele com grande disposição, e Paulo o cita como “Médico queridíssimo”. Depois do martírio do santo, Lucas continuou sua missão evangelizadora.
Lucas foi quem escreveu o terceiro Evangelho, e muitos o chamam de “biógrafo de Maria” visto que foi ele quem escreveu sobre a Anunciação, a Visitação, o Natal e a infância de Jesus. Acredita-se que escutou sobre esses acontecimentos diretamente da Virgem Maria, e nos escritos podemos perceber o grande amor filial de Lucas por Ela.
Em seu Evangelho, nos deparamos com o imenso Amor de Deus, contemplamos o chamado à oração e à pureza de coração. Encontramos a profunda Misericórdia do Senhor. Ele escreve para os gentios, aqueles que não são judeus e ainda não conhecem a Jesus.
O santo também escreveu sobre a história da Igreja Primitiva no Atos dos Apóstolos. Nesse livro, Lucas narra os acontecimentos do início do cristianismo, fala sobre a vinda do Espírito Santo no Pentecostes e as viagens missionárias com Paulo.
Segundo a tradição, Lucas foi martirizado por anunciar o Evangelho. Em sua vida podemos encontrar seu profundo amor por Jesus, sua entrega a uma vida missionária e santa. Encontramos também seu esforço de estudar e escrever sobre a vida de Cristo sempre guiado pelo Espírito Santo!
São Lucas, rogai por nós!