Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Hoje temos a alegria de comemorar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida! Aquela que há mais de 300 anos intercede e olha por nós, e atende àqueles que a ela recorrem com devoção.

 

A imagem de Maria foi encontrada em 1717 por três pescadores, que foram convocados para pescar já que a Vila de Guaratinguetá iria receber uma visita importante. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves aceitaram a missão, e saíram para pescar no Rio Paraíba.

 

A pesca estava difícil e os três já estavam prestes a perder a esperança até o momento em que, depois de recorrer à intercessão de Maria, encontraram o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição ao lançar as redes. Tentaram mais uma vez e encontraram a cabeça da imagem, e lançando as redes uma última vez, tiveram a graça de apanhar tantos peixes que tiveram de retornar com medo da canoa virar.

 

A imagem ficou na casa de Filipe durante 15 anos, e muitos se reuniam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Assim, muitas graças e milagres passaram a acontecer àqueles que lhe eram devotos. 

 

Um dos milagres mais marcantes foi o da filha de Gertrudes Vaz em 1874. Dona Gertrudes e sua filha, que era cega desde o nascimento, escutaram sobre a “pesca milagrosa” e sentiram o desejo de visitar Nossa Senhora Aparecida. Quando chegaram na cidade, ainda na estrada, a filha disse: “Olhe, mamãe, a capela da Santa!”. A menina passou a ver!  Rezaram, então, à Senhora de Aparecida com profunda gratidão.

 

Em 1930 foi proclamada a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI e em 1955 a nova basílica começou a ser construída, sendo essa a maior basílica do mundo dedicada à Virgem Maria. 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!