São Pio de Pietrelcina: “Faz o bem, sempre e em toda a parte”

Somos convidados a celebrar, no dia de hoje, a vida e as obras de um santo muito importante para nós católicos: São Padre Pio de Pietrelcina! Um santo que verdadeiramente entregou sua vida a serviço do Reino.

 

Francisco, seu nome de batismo, nasceu em 1887 em Pietrelcina, um pequeno vilarejo italiano. Desde muito jovem, era religioso e tinha profunda intimidade com Jesus, Maria e seu anjo da Guarda.

 

Entrou, aos quinze anos, no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e adotou o nome de ‘Frei Pio’. Em 1910, foi ordenado sacerdote, e verdadeiramente viveu a sua missão de conduzir o povo de Deus.

 

Dedicando-se sempre à celebração da Santa Missa e ao sacramento da Confissão, Padre Pio passava horas dentro do confessionário. Sempre buscando aliviar os corações que sofriam em decorrência do pecado e das tentações. 

 

Ele muitas vezes sabia dos pecados do fiel antes mesmo que lhe fossem confessados, e já chegou a negar a absolvição à um fiel por saber que não estava realmente arrependido de seu pecado, e o fazia para seu bem. Quando este fiel confessou o pecado estando realmente arrependido, o santo absolveu-o e disse com um sorriso: “Não tenha pressa de ir embora! Fique mais um pouco, vamos conversar.”.

 

Foi ele o primeiro sacerdote a receber os estigmas de Jesus, as chagas que Ele sofreu na crucificação. Teve diversas experiências místicas e vivenciou batalhas espirituais, mas sempre se manteve forte no Senhor, sem se queixar.

 

Em 1968, em seu quarto no mosteiro de São Giovanni Rotondo, o santo que passou a sua vida carregando a sua cruz e amando profundamente a Jesus, descansa em paz.

São Padre Pio, rogai por nós!