São Mateus Evangelista, o cobrador de impostos que se converteu para seguir Jesus!

Hoje, dia 21 de setembro, a liturgia nos convida a celebrar o dia do apóstolo e Evangelista: São Mateus! Um homem que viveu uma verdadeira conversão e deixou sua vida de conforto para trás para poder seguir a Jesus!

 

Seu nome antes da conversão era Levi, e segundo o seu Evangelho, Jesus disse “Segue-me” quando o viu, e o santo escutou ao Seu chamado. Deixando sua vida como coletor de impostos para viver a santidade e escutar os ensinamentos do Mestre.

 

O Evangelho também nos diz que, depois de ter conhecido o Senhor e escutado à Sua vontade, ele preparou um banquete em sua casa para Jesus e seus discípulos. Vendo isso, o povo criticou Jesus, dizendo aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publi­canos e com os pecadores?”. 

 

Jesus respondeu-os dizendo: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. (Mateus 9, 11-13).

 

Mateus é um exemplo destes pecadores que o Senhor vem chamar, um rico cobrador de impostos, uma profissão que era desaprovada pelo povo da época, que foi convidado a uma mudança de vida por Jesus. 

 

Viveu a sua vida seguindo o Mestre, e depois da Ascensão de Jesus ao Céu, o santo apóstolo escreveu o primeiro Evangelho. Inspirado pelo Espírito Santo, Mateus escreveu sobre a vida e os ensinamentos do Senhor, descrevendo os momentos importantes que viveu ao lado Dele.

 

Em seu Evangelho, o santo escreve para todos, mas especialmente para os judeus e os cristãos convertidos do judaísmo. Nele, faz diversas referências ao Antigo Testamento e evidencia que Jesus é o próprio Messias.

 

São Mateus, rogai por nós!