Setembro, o mês da Bíblia, é para nós, católicos brasileiros, um momento de refletir e contemplar o tesouro que é uma das bases da nossa fé.
Reconhecermos a importância de conhecer o Evangelho para poder pregá-lo. Mas principalmente da necessidade de conhecermos o Jesus que nos encontra no Evangelho!
Quando nos tornamos católicos devemos também viver uma conversão verdadeira e constante pela ação do Espírito que nos santifica. Viver o Evangelho em nossas vidas, no dia a dia, é essencial para uma vida de santidade. Mas como podemos fazer isso?
Antes de tudo é necessário conhecer o Evangelho e compreendê-lo! Precisamos ter um contato direto com a Bíblia, fazer questão de lê-la, e tornar a sua leitura uma oração. A Leitura Orante é, nesse sentido, essencial.
Para fazê-la temos 4 “degraus”, como nos diz o monge Guigo II, o primeiro é a leitura, nela, lemos com atenção os textos Sagrados; o segundo é a meditação, no qual nos questionamos “o que o Senhor quer me dizer através dessas palavras hoje?”; o terceiro é a oração, na qual rezamos em agradecimento à Deus, ou pedindo seu perdão, depois de refletirmos sobre sua mensagem; e o último é a contemplação, ela supõe mudança de vida, transformação real, torna possível que enxerguemos o mundo de maneira nova.
Viver o Evangelho em nossas vidas é, então, colocar em prática aquilo que o Senhor nos ensina na Bíblia. Com muito esforço e oração, passamos a mudar nossas atitudes para que se assemelhem às de Jesus. Começamos a pensar duas vezes antes de criticar, nos empenhamos a amar os que estão à nossa volta e perdoamos sabendo que essa é a vontade Dele.