Por: Carlos Eduardo e Gabriela Teothônio.
Desde muito tempo, a Pastoral da Comunicação tem implementado um papel necessário dentro das comunidades. Esse papel tem se tornado cada vez mais fundamental com o avanço das tecnologias, modificando sua função para âmbitos de alcance ainda maiores. Se antigamente nos comunicávamos através de rádio,telegramas e cartas, hoje há o auxílio de grandes inteligências que nos dão suporte na área de comunicação e nos aproximam cada vez mais das pessoas. Além disso,nos últimos meses, a Pascom se tornou uma pastoral de razão imprescindível ao se fazer urgente, em levar a Palavra de Jesus para as casas dos fiéis durante a pandemia do coronavírus. Todas as Pastorais da Comunicação da Região Episcopal Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo, tiveram de se adaptar e construir as melhores estratégias para adentrar o lar de cada um com grande qualidade,reforçando que somos Igreja.
A equipe da Pascom Freguesia da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, passou por grandes dificuldades para transmitir às missas e os terços. Mas pela união através da ação do Espírito Santo e pela intercessão de Nossa Senhora da Expectação, o grupo vem crescendo mesmo durante a pandemia e de inúmeras dificuldades, agregando novas tecnologias, novas técnicas, integração e principalmente evangelização.
Pode parecer uma reclamação técnica quando um fiel fala sobre a qualidade do som,do vídeo, conexão da transmissão e outras coisas que referem a qualidade daquilo que está sendo transmitido; mas cada um desses aspectos está impedindo de alguma maneira que aquele indivíduo receba o Evangelho em casa e possa partilhar ao menos espiritualmente da Ceia do Senhor. Para cada membro desta pastoral, é de suma importância buscar o ajuste de cada detalhe para que a experiência de todas as pessoas se torne a mais próxima possível daquela vivida presencialmente.Com essa unidade dentro da equipe, o trabalho tem evoluído e se tornado um serviço de qualidade e uma missão direcionada a Deus, qual não deve ser nunca esquecida.
A oração vem sendo uma ferramenta primordial para avançar nesse trabalho de evangelização, pois eventualmente a equipe enfrenta dificuldades técnicas espirituais que manifestam e frisam a grande importância do trabalho desta pastoral.Usamos os recursos que Deus nos tem proporcionado e através da internet, a fé é fortalecida e nunca somos deixados sozinhos. Apesar do tempo ser de distanciamento, a comunicação é fundamental para a harmonia e permanência dos fiéis dentro da paróquia. A palavra principal é perseverança: perseverança dos padres, da equipe da pastoral e também perseverança dos espectadores paroquianos para acompanhar o Evangelho e partilhar da Comunhão espiritual,ansiosos para o momento de realizar o Sacramento.
Assim, pedimos a Deus para que possamos sempre crescer, aumentar nossa comunicação entres as pastorais, lembrar que o nosso trabalho tão fundamental é trabalho caridoso e que somos todos servos do Nosso Senhor Jesus Cristo, para quem iremos exercer nossa tarefa colocando-O em primeiro lugar.