Os Sacramentos

Os Sacramentos revelam em nós a comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, bem como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Os Sacramentos “não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortificam e exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam sacramentos da fé”. Como sinais e meios de fortalecimento da fé, foram instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, sendo: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e o Matrimônio.

Batismo


O Batismo é o primeiro Sacramento, insere o fiel na vida cristã, pois mostra o desejo de alcançar a salvação. Por ele, somos libertos do pecado, entregues à paternidade de Deus, unidos em Jesus Cristo e incorporados à Igreja. As crianças que serão batizadas devem ter seus pais e padrinhos devidamente instruídos sobre o significado do Batismo e também sobre as obrigações que assumem perante Deus e a Igreja, de conduzir a criança à vida cristã. Os adultos que quiserem se batizar deverão manifestar essa vontade, estar consciente das verdades sobre a fé e das obrigações cristãs, sendo advertido para arrepender-se de seus pecados.
Preparação para o Batismo
  • Por ser o Batismo um Sacramento que incorpora o Batizando à Comunidade, é conveniente que, tanto a preparação quanto a Celebração sejam feitas na Comunidade onde os pais ou batizando adultos moram ou frequentam habitualmente.
  • Crianças com mais de 07 (sete) anos, deverão participar da programação da Iniciação Eucarística (dois anos de duração) e, serão batizadas antes da Comunhão Eucarística, propriamente dita.
  • Consultar Datas para Preparação do Batismo na Secretaria Paroquial.
  • Inscrição na Secretaria da Paróquia com Antecedência, enquanto houver vagas.

Eucaristia


A Eucaristia representa a fonte de todo culto e vida cristã, pelo qual se realiza a comunhão do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo. É que, na Celebração Eucarística, o Cristo presente sob as espécies do pão e do vinho, pelo ministério do sacerdote, oferece-se a Deus Pai e se dá como alimento espiritual aos fiéis.

Confirmação — Crisma


Na Confirmação, os batizados avançam em seu caminho de Iniciação Cristã. São enriquecidos com os dons do Espírito Santo e chamados a testemunhar Jesus Cristo por obras e palavras. A unção do Crisma na fronte, pelo óleo consagrado pelo Bispo, deve ser realizado na igreja e inserido na celebração da Missa. Na doutrina cristã, para que se receba a confirmação é necessário – além do batismo – que se tenha pleno uso da razão, esteja bem instruído e possa renovar a promessa do batismo.

Penitência


No Sacramento da Penitência, os fiéis confessam seus pecados ao sacerdote, devendo estar arrependidos e intencionados a se corrigir mediante a absolvição que lhes é dada. É pela confissão individual e pela absolvição que o fiel, consciente de pecado grave, reconcilia-se com Deus e com a Igreja. Para alcançar o perdão dos pecados e reconciliar-se com a Igreja, o fiel deve estar de tal maneira disposto que, arrependido de seus pecados e com o propósito de se corrigir, converta-se a Deus.
Confissões: Agendar com antecedência – entrar em contato com a Secretaria da Paróquia.

Matrimônio


É pelo Matrimônio que o homem e a mulher batizados se entregam e se recebem mutuamente, pelo bem do casal e educação dos filhos. As propriedades essenciais do Matrimônio são a unidade, que na aliança conjugal o homem e a mulher “já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6), e a indissolubilidade, que representa uma união para a vida toda e confere particular firmeza ao matrimônio cristão.
Informações sobre as Celebrações, Datas e horários para Preparação dos Noivos: entrar em contato com a Secretaria da Paróquia.